quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dúvidas

Olá a todos, estou de volta.
Antes de mais quero agradecer todo o incentivo que deram aos meus pais. Eles receberam muitos emails de amigos e de pessoas que não conheciam, que, simpaticamente, iniciaram já alguma troca de informação, que será colocada mais tarde no blogue.

Depois do impacte inicial, já descrito no post anterior, começaram a surgir as dúvidas. Embora ainda seja cedo para colocar algumas questões, eles têm um desejo imenso de fazer perguntas a alguém. A primeira, e mais geral, é saber se existe uma equipa multidisciplinar que responda às suas questões? Eles são umas criaturas curiosas e desconhecedoras da matéria, que gostavam de perguntar tantas coisas básicas e diversas, para me poderem ajudar, p.ex.: como é que eu vou gatinhar e, mais tarde, nadar e comer com faca e garfo. Quando é que eu vou perceber que me falta uma pecinha tão importante, que os outros meninos têm e eu não? Como e quando me vão explicar? Como é que vou apertar os sapatos? O que é preciso fazer para o meu braço direito ter força muscular igual ao outro? Vou usar prótese ou não? Sou eu que decido? A partir de que idade? Há outras soluções para o meu caso? O que é a Clínica da Mão? Vale a pena lá ir? Eu desconfio que o que eles têm mesmo, é medo das “brincadeiras” dos outros meninos, tendo dúvidas sobre o que me devem ensinar para eu me defender e ultrapassar essa dificuldade. De facto, os outros meninos podem ser muito cruéis e eles não sabem qual a melhor maneira de me preparar para isso. Claro que também gozam com os gordos, ou os altos, ou baixos, etc. Há sempre uma falha para explorar. No entanto, no meu caso, sendo um aspeto mais visível, eles receiam o que me espera.

Certamente haverá respostas, umas mais complicadas que outras, para cada uma destas preocupações. Eles têm intenção de colocar posts futuros sobre ferramentas e soluções à medida que se vão informando. Obter respostas a estas incertezas tem como objetivo contrariar um problema que eles ouviram num vídeo no interessante site – ANDAMUS (que será colocado em link) – “os outros olham para mim e só veem o que não tenho, só veem o que não consigo fazer, mas o que me define não é o que me falta, é o que quero”. Embora tenham muitas questões, eles têm a certeza que vamos lutar e que eu vou querer fazer tudo e mais alguma coisa. Espero que digam de mim, o mesmo que dizem de um colega da minha mãe que não tinha um braço: “o tipo só com uma mão, faz mais do que muitos com duas”.

5 comentários:

  1. Quanto ao gatinhar, não vai ter problemas nenhuns! A minha princesa, hoje com 2 anos, e sem a mãozinha direita, era uma velocista a gatinhar :)
    Até agora, poucas são as dificuldades que ela tem. Mas as suas restantes dúvidas quanto ao futuro, são as mesmas que eu tenho ;)

    ResponderEliminar
  2. ola.. o meu filho Romeu nasceu em deembro de 2010 com agenesia da mão direita. soubemos logo as 12 semanas de gravidez.. é o nosso mais que tudo.. tudo de ultrapassa ao ver esta peste a fazer tudo o que faz e sozinho..
    já esta com 4 anos e não faço nada por ele.. é muito autonomo. a unica dificuldade que tem é com a tesoura na escola.. de resto faz tudo sozinho..
    todos nós temos dificuldades.. e eles ultrapassam tudo muito melhor e sozinhos.. ele passou por tudo numa boa.
    Faço tudo por ele.. mas acho que ele é que tem de decidir em relação a proteses.. etc.. o corpo não é meu para decidir.. na escola é um espetaculo.. os amiguinhos são maravilhosos..
    qulquer coisa estou aqui.. já la vão 4 anos de puro amor.. :)
    catarina afonso

    ResponderEliminar
  3. Adorei rever-te hoje, ao fim de um ano...
    e uma coisa podes ter a certeza:és um menino muito amado e isso é o mais importante, porque com o amor dos teus pais vais crescer e ser um menino muito feliz...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. As mesmas questões ❤

    ResponderEliminar
  5. Sou nova por aqui. Estou encantada!!! Sou mamãe da Maria Tereza que tbm nasceu sem a mãozinha direita. É muito bom saber que ela irá superar todos os obstáculos assim como todos nós! Obrigada por compartilhar essa linda história!

    ResponderEliminar