terça-feira, 7 de novembro de 2017

Vai uma mãozinha na Bélgica

Bonjour mes amis!

Caros amigos, não! O blogue não está avariado. Quem subscreveu não tem recebido mensagens, pois eu não tenho escrito. Isto é mesmo uma vergonha, não dou notícias desde janeiro de 2016!
Tenho tanto para vos contar sobre a minha "pata de leão". Esta fui eu que inventei, pois sou o Kion, o filho do Simba o rei da selva, e Chefe da Guarda do Leão. Olha para ela, a minha mãozinha especial:


A culpa desta demora é dos meus pais que não me dão tempo para escrever. Agora resolveram ir para um país com uma língua estranha. Estou na escola, mas ninguém percebe nada do que eu digo. A minha professora, que é uma Madame de Bruxelas, diz que eu sou um tagarela e que falo o dia todo, mas na língua de Camões (com muito orgulho!). Adoro gritar no meio da sala: "pipi pipi" (para ir à toilette, e não por querer passar)! Por vezes tento fazer linguagem gestual, mas é difícil só com uma mão!
Só com uma mão não, pois eu continuo diariamente com a minha "mãozinha de plástico", que tem sofrido muitas evoluções. Atualmente é a minha "mão molinha", pois o material em que foi impressa parece borracha.
Primeiro foi a minha "mão Nenuco" desde os 6 meses, depois entrámos num projeto entre o Instituto Superior Técnico, o Hospital D. Estefânia e nós, que deu origem a uma prótese estética (para já), cujo esboço provisório, impresso em 3D, estou agora a usar. Uso esta mão desde maio de 2017 e tive um ótima adaptação. No próximo post vou contar tudo sobre este projeto que, temos a certeza, também irá ajudar outras crianças.

 
Como os meus pais me mostram muitas fotografias e filmes de outros “meninos guerreiros” como eu, comecei a pedir-lhes uma mãozinha que abra e feche para agarrar os meus brinquedos com as duas mãos, tal como estou a fazer aqui.

 
Dos filmes que me mostraram, gosto especialmente da foca do João, mas tenho sempre medo porque ela assusta.

O meu pai conheceu o João na "Associação Dar a Mão" (brasileira). Esta Associação, fundada em 2015 pela Geane mãe da Dara e atual Presidente, é espetacular - http://associacaodaramao.blogspot.br/. Os brasileiros são muito mais associativos que nós. Já são cerca de 500 famílias que se apoiam diariamente, que trocam experiências (suas e dos seus filhos) e que "puxam para cima". É extraordinário ajudar pessoas com sentimentos contraditórios, que acabaram de saber que o seu bebé tem uma linda mãozinha especial como a minha, e passado pouco tempo são essas mesmas mães que confortam as novatas. O meu pai tem o privilégio de poder fazer parte deste maravilhosa família. Bem hajam a todos!
Ainda nesta Associação participei na campanha: “Não sou diferente, eu faço a diferença!”. Eis-me com a Dara (filha da Geane e grande inspiração da Associação) e o Eduardo (filho da Sandra, uma outra mãe portuguesa da Associação):

 
 
Como referiu a Ticiana Fugati, diretora da Associação Dar a Mão, “… AGENESIA DE MEMBRO é uma condição física, não é um problema, não é uma doença! É apenas uma das centenas de características que ela possui! Essa é a nossa missão: explicar, conscientizar sobre as diferenças. E vocês, PAIS, têm o dever de esclarecer aos seus filhos que as pessoas são diferentes umas das outras, ninguém é igual a alguém e não tem problema ser diferente!"

Por hoje é tudo, espero que tenham gostado das notícias. Prometo que voltarei em breve, pois ideias não faltam. Beijos para todos.
P.S. O título deste post foi inspirado na youtuber brasileira Mariana Torquato, que nos faz refletir, de uma forma descomplexada, através de todos os seus comentários certeiros no blog: “Vai uma mãozinha aí!” - https://www.facebook.com/pg/vaiumamaozinhaai/videos/.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Boa tarde Frederico,

    Gostei muito de ter notícias tuas, pois já há bastante tempo que não eram publicadas.

    Gostei especialmente de saber que és um rapazinho muito desenrascado e que não te atrapalhas com o facto de não saberes falar correctamente a nova língua e de não te entenderem na tua língua "mãe", no novo país em que te encontras com os teus Pais.

    Fico à espera de novas notícias.

    Um beijinho muito grande para ti, grande Kion, filho do Simba o Rei da Selva e Chefe da Guarda do Leão.

    PS: Por favor dá um forte abraço ao teu Pai e uma grande beijinho à tua Mamã.

    ResponderEliminar
  2. Olá Frederico , sou a mãe do Eduardo de Portugal . Espero realmente que um se possamos conhecer . O Eduardo está um crescido e um verdadeiro guerreiro tal como tu . Acredito que este caminho que trilhamos vai ser muito compensador para nossos filhos 💙Beijinhos grandes 😊Felicidades.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Fred!
    Gostei muito das notícias que nos trazes. Obrigada.

    Eu e a Mara gostamos muito de ti e cá ficamos à tua espera e de novas notícias.

    Baisers et à bientôt!

    Tia Fátima

    ResponderEliminar