terça-feira, 9 de setembro de 2014

O princípio

Olá a todos!
Sou o Frederico e nasci no passado dia 29 de julho de 2014. Os meus pais, dois “jovens” com mais de 45 anos, souberam às 11 semanas de gravidez que eu não tinha a mão direita. Depois da análise do cariótipo, verificou-se que eu “só” tinha este problema, o que foi um alívio para eles e para os meus manos crescidos. Por mim, continuei alegremente a crescer, no meu percentil alto e sem perceber muito bem porque é que a minha mãe, às vezes, tinha o líquido amniótico a saber a choro e preocupação. Acho que foi do choque mas, com o tempo, a coisa compôs-se e comecei a ouvir falar mais de amor aos pedaços, roupinhas e berços do que de medos. Ainda assim, como devem calcular, as dúvidas são muitas e serão apresentadas em próximos posts. Tal como referido no Objectivo supra, este blogue incluirá toda a informação a que os meus pais acederem e toda aquela que os amigos/interessados simpaticamente lhes façam chegar via comentário aos posts ou via email (contacte-me). Nesta fase, em que a minha vida se resume a fazer toda a família feliz, não posso deixar de pensar na sorte que tive por ter a gravidez seguida por profissionais de saúde que honram a profissão, pois aliam o muito saber a grande humanidade. Assim, em nome dos meus pais, aqui fica o meu agradecimento ao Dr. Amadeu, ao Dr. Inácio e à equipa do DPN da MAC. Espero que os meus pais já tenham chorado tudo o que tinham para chorar e que tenham aprendido com os meus manos, que souberam de tudo desde o início, a olhar para o meu problema com toda a naturalidade. Os meus pais respeitam e concordam com quem disser que há situações piores; contudo, como bem referiu o obstetra da minha mãe, “Isto acontece a uma percentagem mínima de pessoas, mas para os pais é sempre a 100%”. Para já, para mim, a vida está 100% cool. Como e durmo e tenho a certeza que, à minha espera, está uma vida feliz. Até já!
P.S. Os meus pais agradecem à Cátia Guedes ter criado este blogue.

7 comentários:

  1. Frederico

    com Amor, Coragem e Determinação tudo se consegue e os teus Pais têm muito para te dar.
    Não há barreiras impossíveis de ultrapassar, só tens de ser feliz.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns aos pais que têm um menino lindo :)
    Com amor tudo se consegue e o Frederico há-de vencer certamente qualquer obstáculo!

    Beijinhos aos 5


    Fernanda e
    Solange

    ResponderEliminar
  3. Ola, ola! Acabei de dar uma aula de Anatomia e Fisiologia Humana em que mostrei este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FGSo_I86_lQ
    Para além disso gostava de partilhar uma história da minha infância. Quando andva na infantil e ainda estava a aprender a atar os sapatos, havia uma menina 1 ano mais nova que eu que tinha o mesmo problema do Frederico e que aprendeu a atar os sapatos bem e mais depressa que eu! Lembro-me de acharmos normal que ela conseguisse fazer tudo, mas olharmos para ela como inspiração: se ela consegue, eu também vou conseguir!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Frederico

    Pedi a uma amiga para me enviar o link deste blog, de que me falou.
    Eu sou a Tina, tenho 53 anos e não tenho o braço esquerdo. Cresci sem ele e sempre me desembaracei em todas as tarefas, embora de forma diferente da dos meus irmãos ou colegas.A minha mãe super-protegia-me, mas eu sempre me esforcei por ser tão boa ou melhor do que os outros meus 6 irmãos mais velhos: nas corridas, a trepar, a bordar, a fazer tricot, etc.
    Enquanto criança e adolescente,a crescer nos anos 60 e 70, sofri de alguma humilhação dos colegas de escola (as crianças podem ser muito cruéis). Sei que hoje a sociedade e as mentalidades são diferentes, mas com amor e apoio da tua família corajosa, superarás alguns percalços que poderão surgir. É importante que os teus pais e irmão te estimulem nas tuas descobertas e te deêm oportunidade de experimentar, de fazer, de seres autónomo, tal como eles são. Apenas terás uma maneira diferente de fazer as coisas, e essa serás tu a descobrir.
    Eu decidi o meu caminho: usei prótese dos 15 aos 21. Desde aí, decidi deixar de usar a prótese que me pesava e inibia a minha energia natural e atividade profissional:
    sou educadora de infância (há 32 anos), sou fotógrafa, e adoro cozinhar.
    Claro que faço tudo à minha maneira, mas com muito empenho, maior do que muita gente com as 2 mãos, como me dizem muitas vezes!
    Querer é poder.
    Cresce e vive cada dia, cada semana, cada ano.
    Hoje, há apoio de equipas competentes que conseguem ajudar os adultos que te rodeiam a escolher por ti e contigo as melhores opções.
    Desejo-te felicidades imensas, pressinto que vais ser um rapaz de sucesso, pois a tua família está muito empenhada e ama-te como tu és.
    E vou seguir-te aqui :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Frederico eu sou o Afonso. A tecnologia não nos pára de impressionar e escrevo-te apenas com 26 semanas de vida dentro da minha mamã que já não suporta os meus pontapés na bexiga que tanto a enervam :-)

    Vim aqui para te dizer que vou nascer dia 8 de Agosto com apenas 8 dedos. Uma brida amniótica prendeu a minha mão e tornou-me um diabinho sem o 3 e 4 dedo da mão direita, sou um rockeiro desde a nascença já viste? Tal como tu não vou nascer perfeito e isso não me vai impedir de fazer exactamente as mesmas coisas que tu já deves conseguir fazer. Nada vai fazer com que os meus papás me tratem de forma diferente porque somos todos diferentes de alguma forma. Quando eles souberam custou muito, choraram muito, sentiram o mundo a desabar. Depois conheceram o teu e outros testemunhos e perceberam que não era o fim do mundo. Nós vamos ser sempre especiais para eles e para todos os que nos vão amar incondicionalmente. Espero um dia conhecer-te e falar sobre o que nos une: o apoio e amor de quem cuida de nós.

    Um beijinho para ti e para os teus super pais.

    ResponderEliminar
  6. Está incrível a maneira como descreve tudo . Também soube muito cedo da falta da mãozinha esquerda do Eduardo. Julguei eu um dia que só me tinha acontecido a mim . A verdade é que a diferença existe , porque está em minoria . Parabéns papás ☺

    ResponderEliminar